Após descansar da forte sequência de jogos decisivos na Libertadores, Sheik está de volta no palco onde se consagrou como herói do Timão. Mas Araújo chega a São Paulo embalado pela artilharia do Brasileirão. O atacante do Timbu tem cinco gols e divide o posto com o vascaíno Alecsandro.
Na tabela, porém, a situação dos clubes não é tão empolgante. O Náutico, com dez pontos, ainda respira melhor na 11ª colocação. Mas o Corinthians, com cinco e somente uma vitória, está na penúltima posição, à frente apenas do lanterna Atlético-GO, que soma dois pontos.
O Náutico viajou para São Paulo cheio de confiança para encarar o atual campeão da Libertadores. O alvirrubro pernambucano se apega aos números para esbanjar motivação diante da equipe paulista. É que nos últimos 20 anos o Timbu e o Timão se enfrentam quatro vezes pelo Campeonato Brasileiro e em todas elas o Náutico levou a melhor.
Escalação:
Corinthians: o técnico Tite definiu na última sexta-feira a equipe que encara o Náutico. Em relação ao time campeão da Libertadores, são três mudanças: Paulo André no lugar de Castán, vendido para o Roma, Romarinho na vaga do machucado Jorge Henrique, e Weldinho no lugar do poupado Alessandro. Assim, a escalação será: Cássio; Weldinho, Paulo André, Chicão e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Danilo e Alex; Romarinho e Emerson Sheik.
Náutico: o técnico Alexandre Gallo falou que o que realmente importa para é repetir a escalação o máximo que poder para dar continuidade ao trabalho realizado pelo Náutico. O time que entrará em campo terá a mesma base da partida contra o Atlético-GO com duas mudanças. O zagueiro Jean Rolt entrará no lugar do volante Derley e Kieza fará a estreia no ataque alvirrubro. Dessa maneira, o time que vai a campo será formado por Felipe; Ronaldo Alves, Márcio Rosário, Jean Rolt; Alessandro, Lúcio, Elicarlos, Martinez e Rhayner; Araújo e Kieza.
Quem está fora:
Corinthians: são dois os desfalques do Timão nesta rodada do Campeonato Brasileiro: Jorge Henrique, com um problema na coxa direita, e Alessandro, poupado por conta do desgaste na reta final da Libertadores.
Náutico: Derley é o desfalque mais importante da semana. O jogador viajou na última sexta-feira para Porto Alegre a pedido do Internacional, dono dos seus direitos federativos. Ele está sendo negociado com o Atlético-PR e pode não retornar ao Recife. Além dele, Cascata e Rogério seguem se recuperando de cirurgia.
Pendurados:
Corinthians: Douglas, Liedson e Ramírez.
Náutico: Lúcio, Rhayner e Ronaldo Alves.
O árbitro:
Wagner Reway (MT) apita a partida, auxiliado por Marcio Eustaquio Santiago (Fifa/MG) e Paulo Cesar Silva Faria (MT). Wagner Reway arbitrou duas partidas no Brasileirão, marcou 63 faltas (média de 31,5), 11 amarelos (média de 5,5), um vermelho (média de 0,5) e nenhum pênalti. O campeonato tem média de 4,7 amarelos, 0,2 vermelhos e 37,5 faltas.
Corinthians: Paulinho. Depois de resistir ao assédio do futebol italiano, o volante permanece no Timão pelo menos até o final da Libertadores de 2013. Ele é uma das principais peças do esquema de Tite e tem papel importante no processo de retomada do clube alvinegro no Campeonato Brasileiro.
Náutico: Kieza. No ano passado, o atacante conduziu o Náutico ao vice-campeonato da Série B e, de quebra, ainda conquistou a artilharia do campeonato com 21 gols. Na temporada 2012, o ele terá a tarefa de mostrar que mantem o faro de gol e ajudar Araújo a se consolidar na artilharia do Brasileirão.
O que eles disseram:
Paulinho, volante do Corinthians: “O Mundial ainda está muito longe. Temos de pensar em sair da zona de rebaixamento que está nos incomodando. Temos de sair dela o mais rápido possível para ficarmos mais tranquilos.”
Alexandre Gallo, técnico do Náutico: ”Dizem que o Corinthians é um time de operários, mas eu discordo em parte. É, sim, uma equipe que preza pela coletividade, mas ela também dispõe dos destaques individuais que fazem toda diferença em uma partida. Portanto é uma equipe de operários que tem seus maestros. O Corinthians tem um alto nível técnico e não podemos chegar ao jogo e nos expor. A gente precisa chegar ao Pacaembu e lutar, ser um time que joga forte no contra-ataque.”
Números e curiosidades:
* O Náutico venceu os últimos cinco jogos oficiais que fez diante do Corinthians. O Timbu ganhou pela Copa do Brasil de 2007, duas vezes no Brasileirão do mesmo ano e outras duas partidas no nacional de 2009.
* A última vitória do Corinthians em jogos oficiais sobre o Náutico foi no dia 16 de fevereiro de 1992, no Pacaembu, gols de Wilson Mano e Neto.
* Na história do Campeonato Brasileiro, Corinthians e Náutico se enfrentaram oito vezes na cidade de São Paulo. Foram seis vitórias do Timão e duas do Timbu.
* No total, paulistas e pernambucanos duelaram 16 vezes. São oito vitórias do Corinthians, sete do Náutico e apenas um empate.
Último confronto:
Corinthians e Náutico se encontraram pela última vez no dia 21 de novembro de 2009. Na ocasião, o time pernambucano venceu por 3 a 2, com gols de Bruno Mineiro, Carlinhos Bala e Aílton. Ronaldo e Elias diminuíram para o Timão. A partida foi realizada no Pacaembu. Mano Menezes dirigia os paulistas, Geninho o Timbu. Informações do Globo Esporte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário